Notícias de saúde

Novo tratamento pode reduzir alergias alimentares

27 de março de 2024 (Bibliomed). Um novo tratamento parece reduzir as alergias alimentares em crianças e adolescentes, indica estudo realizado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

Um anticorpo monoclonal produzido em laboratório chamado omalizumabe aumentou significativamente a quantidade de alimentos comuns que as crianças podiam comer sem provocar uma reação alérgica.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 165 crianças com 17 anos ou menos que têm alergia ao amendoim e a pelo menos dois outros alimentos. Parte recebeu injeções de omalizumabe, enquanto a outra parte recebeu uma substância neutra, sem efeitos, chamada de placebo.

Os resultados mostraram que aqueles que receberam injeções de omalizumabe puderam consumir mais amendoim, ovo, leite e produtos de caju sem reações alérgicas do que aqueles que receberam uma injeção de placebo.

As crianças recebem o medicamento em injeções quinzenais ou mensais. Estes resultados deram aos pesquisadores a confiança necessária para lançar a próxima fase de ensaios clínicos, que será realizada em 10 locais nos Estados Unidos.

O omalizumabe já foi aprovado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, para tratar asma alérgica, urticária crônica e pólipos nasais. Agora, o FDA está analisando um pedido para que o omalizumabe possa ser utilizado no tratamento de alergias alimentares.

Fonte: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID). NCT03881696.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários