Notícias de saúde
25 de março de 2025 (Bibliomed). Um estudo da Sun Yat-Sen University School of Public Health, na China, mostrou que pessoas que conseguem lidar com os desafios à medida que envelhecem têm mais probabilidade de viver mais. Idosos com níveis mais altos de resiliência mental têm 53% menos probabilidade de morrer nos próximos 10 anos do que aqueles com níveis mais baixos. Mesmo com problemas crônicos de saúde ou um estilo de vida pouco saudável, pessoas com alta resiliência mental permaneceram 46% e 38% menos propensas a morrer em 10 anos do que aquelas com menos coragem.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 10.500 participantes em um estudo de saúde e aposentadoria nos EUA envolvendo pessoas com 50 anos ou mais. A resiliência mental dos participantes foi determinada usando escalas que mediam qualidades como perseverança, calma, senso de propósito e autoconfiança.
Os resultados iniciais mostraram que quanto maior a resiliência mental de uma pessoa, menor o risco de morte. A associação foi mais forte em mulheres do que em homens. Analisando mais profundamente, os pesquisadores dividiram os participantes em quatro grupos com base em seu nível de resiliência mental.
As pessoas com os maiores níveis de resiliência mental tiveram uma chance geral de 84% de sobreviver pelos próximos 10 anos, seguidas por 79% e 72% para os dois grupos do meio. Aqueles com os menores níveis de resiliência tiveram uma chance de 61% de sobrevivência.
De acordo com os pesquisadores, essas descobertas indicam que ter um propósito e permanecer otimista diante da incerteza pode ajudar uma pessoa a perseverar em circunstâncias que poderiam diminuir a expectativa de vida.
Fonte: BMJ Mental Health. DOI: 10.1136/bmjment-2024-301064.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também