Notícias de saúde

BRASIL: Estudo Espanhol Absolve o Pão na Luta Contra a Balança

São Paulo, 30 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Complutense, de Madrid na Espanha, chegou a conclusão que o pão não engorda e também é bom para manter a saúde. A pesquisa foi realizada a pedido da Associação de Fabricantes de Farinhas e Sêmolas da Espanha, que afirma não ser necessário abandonar o pão para não engordar. O importante, na verdade, seria moderar a ingestão de gorduras. Segundo o estudo, consumir quantidades elevadas de pão poderia ser mais saudável do que restringir seu consumo.

O debate da dieta ideal

Segundo Walmir Coutinho, endocrinologista da PUC do Rio de Janeiro, as melhores dietas são as flexíveis. "O ideal é comer o maior número possível de alimentos para que o regime se adapte à vida de cada um. Os carboidratos são o grupo mais consumido da pirâmide alimentar (cerca de 50%) e o pão está neste grupo”, explica o médico. Para o especialista, o segredo de uma dieta bem sucedida é eliminar as calorias sem cortar o prazer de saborear as comidas prediletas. "Quando o prazer sai da mesa, não há dieta que siga até o fim”, aconselha.

Pesquisa

O estudo espanhol acrescenta que um grama de gordura contém nove quilocalorias, enquanto que um grama de hidratos de carbono, composição essencial do pão, tem apenas 3,75 quilocalorias. Além disso, os hidratos de carbono produzem maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais tempo para voltar a sentir fome. Assim, aumentar o consumo de alimentos ricos em hidrato de carbono, como cereais, verduras e hortaliças, além do próprio pão, pode ser útil para melhorar a alimentação e a saúde.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários