Notícias de saúde
25 de novembro de 2024 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, revelou que crianças e adolescentes que contraíram Covid-19 podem apresentar uma série de sintomas de longa duração, também conhecidos como “Covid longa”. A pesquisa envolveu 5.367 participantes, com idades entre 6 e 17 anos, e destacou a importância de identificar e tratar esses sintomas de forma específica para cada faixa etária.
Entre os achados, 14 sintomas foram comuns tanto em crianças de 6 a 11 anos quanto em adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo problemas neurocognitivos, dores e sintomas gastrointestinais. No entanto, cada grupo também apresentou sintomas específicos: as crianças mais novas relataram mais problemas relacionados à dor e sintomas neurocognitivos, enquanto os adolescentes apresentaram mais casos de perda de olfato ou paladar, fadiga e mal-estar.
A pesquisa foi realizada em mais de 60 centros de saúde e comunidades, entre março de 2022 e dezembro de 2023, e incluiu tanto crianças e adolescentes que haviam sido infectados pelo vírus quanto aqueles que não tinham histórico de infecção. Os resultados indicam que os sintomas de Covid longa podem afetar quase todos os sistemas do corpo, comprometendo a saúde geral e a qualidade de vida dos jovens.
As descobertas sublinham a necessidade de desenvolver estratégias de diagnóstico e tratamento personalizadas para crianças e adolescentes com Covid longa, abordando as particularidades de cada faixa etária para melhor gerenciamento da condição.
Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2024.12747.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também