Notícias de saúde
12 de março de 2025 (Bibliomed). O diabetes pode envelhecer o cérebro em até quatro anos, mostra um estudo baseado em exames de ressonância magnética realizado no Instituto Karolinska, na Suécia.
Os pesquisadores buscaram entender o impacto do pré-diabetes e do diabetes na saúde cerebral de pessoas sem demência não era conhecido. Para tal, eles usaram exames de exames de ressonância magnética cerebral de mais de 31.000 pessoas com idades entre 40 e 70 anos, todas inscritas em um banco de dados britânico chamado UK Biobank. Eles usaram tecnologia de IA para avaliar a "idade cerebral" relativa de cada indivíduo.
Os resultados mostraram que as pessoas cujos registros médicos mostravam que estavam em estado pré-diabético tinham uma idade cerebral média meio ano maior do que as pessoas sem a condição. Para pessoas com diabetes avançado, a idade do cérebro era, em média, 2,3 anos maior, e para pessoas com diabetes muito mal controlado, seus cérebros eram, em média, quatro anos mais velhos do que pessoas sem a doença do açúcar no sangue.
No entanto, o estudo também descobriu que pessoas que eram fisicamente ativas e não fumavam nem bebiam tinham muito menos probabilidade de ter um cérebro excessivamente envelhecido, o que, segundo os pesquisadores, indica que mudanças saudáveis no estilo de vida podem ajudar a prevenir o envelhecimento neurológico.
Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc24-0860.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também