Notícias de saúde

Apenas reduzir o tabagismo não vai ajudar seu coração

12 de março de 2025 (Bibliomed). Fumantes que abandonaram o hábito logo após serem diagnosticados com doença cardíaca viram suas chances de ataque cardíaco ou morte caírem quase pela metade nos cinco anos seguintes, mas aqueles que simplesmente reduziram o tabagismo não viram nenhuma redução no risco, mostrou um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia.

O estudo acompanhou os resultados de saúde de mais de 32.000 pessoas diagnosticadas com doença cardíaca ao longo de cinco anos. Cerca de 15.000 fumaram em algum momento de suas vidas e pouco mais de 4.000 eram fumantes atuais.

Cerca de três quartos dos ex-fumantes que eram fumantes na época em que seu médico disse que tinham doença cardíaca tomaram a decisão de parar dentro de um ano após ouvirem a notícia. Aqueles que tomaram essa decisão tiveram uma redução de 44% nas chances de ataque cardíaco ou morte relacionada ao coração nos próximos cinco anos, em comparação com pessoas que continuaram fumando.

No entanto, apenas reduzir a quantidade de cigarros por dia não fez diferença nos resultados de saúde, com esses pacientes não apresentando nenhuma mudança significativa no risco de ataque cardíaco ou morte.

Fonte: European Society of Cardiology (ESC) Annual Meeting.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários