Notícias de saúde

Doença gengival pode aumentar o risco de demência

15 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). A doença gengival tem efeitos de longo alcance e pode aumentar suas chances de desenvolver demência, sugere um novo estudo da University of Eastern Finland, na Finlândia.

Em uma revisão de 47 estudos publicados anteriormente, os pesquisadores descobriram que a perda de dentes, bolsas profundas ao redor dos dentes nas gengivas ou perda óssea nos alvéolos dentários estavam associados a um risco 21% maior de demência e um risco 23% maior de doença mais leve de declínio cognitivo. A perda de dentes em si - um indicador de doença gengival ou periodontal - foi associada a um risco 23% maior de declínio cognitivo (mental) e um risco 13% maior de demência.

Cerca de 10% a 15% da população adulta global tem inflamação da gengiva conhecida como periodontite. Em casos graves, leva à perda de dentes, e pesquisas anteriores o associaram a doenças cardíacas e diabetes. Doenças periodontais, doenças virais sistêmicas, incluindo herpes, COVID-19 e síndrome inflamatória intestinal, entre outras, são capazes de desencadear inflamação cerebral.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.17978.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários