Notícias de saúde

O corpo passa por mudanças biomoleculares 'massivas' na faixa dos 40 e 60 anos

25 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram mudanças "enormes" durante os 40 e 60 anos de uma pessoa em relação às moléculas e microrganismos que ajudam a manter o corpo.

O corpo humano requer muitos milhares de tipos diferentes de moléculas para funcionar, além de precisar da ajuda simbiótica de muitos microrganismos - bactérias, fungos e vírus - que vivem dentro das pessoas e em sua pele. No entanto, essas moléculas e germes não são estáticos: sua composição muda conforme as pessoas envelhecem.

Os pesquisadores analisaram sangue e outras amostras biológicas fornecidas por 108 voluntários a cada poucos meses ao longo de vários anos. Eles se concentraram em mudanças em moléculas cruciais - RNA, proteínas e metabólitos - bem como no microbioma dos participantes, que são os germes variados que vivem dentro e sobre uma pessoa.

No total, os pesquisadores rastrearam mudanças relacionadas à idade em mais de 135.000 moléculas e micróbios diferentes, para um total de quase 250 bilhões de pontos de dados distintos.

Em 81% dos casos, mudanças na abundância e composição molecular ou de microrganismos ao longo do tempo foram não lineares, o que significa que mudanças bruscas aconteceram em certos períodos da vida mais do que em outros.

A metade dos 40 e o início dos 60 foram dois pontos onde esses picos de mudanças foram mais pronunciados. A princípio, os pesquisadores presumiram que a menopausa estava distorcendo os resultados, mas descobriu-se que as mesmas mudanças estavam ocorrendo para os homens durante esse período. Isso sugere que, embora a menopausa ou a perimenopausa possam contribuir para as mudanças observadas em mulheres na faixa dos 40 anos, provavelmente há outros fatores mais significativos influenciando essas mudanças em homens e mulheres.

Muitas das mudanças podem aumentar as chances de uma pessoa ter problemas cardíacos na faixa dos 40 e 60 anos, enquanto outras mudanças podem diminuir o poder do sistema imunológico quando as pessoas entram na faixa dos 60 anos. De acordo com o estudo, na faixa dos 40 anos de uma pessoa, ocorreram mudanças entre moléculas que podem influenciar a saúde da pele e dos músculos, bem como o metabolismo de substâncias como álcool, cafeína e gordura.

Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-024-00692-2.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários