Notícias de saúde

Pandemia aumentou o uso de mídia infantil

21 de setembro de 2022 (Bibliomed). O uso de mídia por crianças e adolescentes aumentou durante a pandemia da doença de coronavírus em 2019. Práticas de mídia que levam à disfunção em um importante domínio do desenvolvimento (ou seja, social, comportamental ou acadêmica) são consideradas problemáticas.

Estudo publicado em Pediatrics buscou avaliar como os estressores familiares (incluindo estressores estruturais, determinantes sociais de desigualdades na saúde e sofrimento psicológico dos pais) se relacionam com a implementação de regras de mídia e o uso problemático de mídia infantil durante a pandemia da doença de coronavírus em 2019.

Tratou-se de uma pesquisa nacionalmente representativa de 1.000 pais dos Estados Unidos com pelo menos uma criança de 6 a 17 anos, e que foi realizada de outubro a novembro de 2020.

Observou-se que o uso problemático foi maior em famílias onde os pais trabalhavam em tempo integral, presentes em casa (por exemplo, trabalhando em casa), tinham baixos níveis de escolaridade formal e estavam enfrentando mais sofrimento psicológico. Embora tenha havido um pequeno declínio no número de regras relacionadas à mídia implementadas durante a pandemia (menos pais impuseram limites de tela em dias de semana ou fins de semana ou uso limitado de tela nas refeições), não houve associação entre a implementação de regras e o uso problemático de mídia.

A pesquisa concluiu que os estressores familiares foram associados ao uso problemático de mídia infantil durante a pandemia da doença de coronavírus em 2019. À medida que a pandemia cessar, será importante ajudar os pais a ajustar as práticas de mídia de sua família, cientes do fato de que outras crianças podem ter desenvolvido comportamentos problemáticos de uso de tela.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-055190.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários