Notícias de saúde

Aumentam as Lesões Causadas Pelo Uso de Patinetes

Por Mike Cooper

ATLANTA (Reuters)
- Os patinetes que voltaram à moda e estão em muitas listas de presentes para o Natal levaram 27.600 pessoas aos pronto-socorros e causaram duas mortes este ano.

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os acidentes envolvendo patinetes têm aumentado rapidamente. Cerca de 80 por cento dos casos ocorreram durante os últimos meses.

"O número estimado de ferimentos verificados nos pronto-socorros em setembro foi quase 18 vezes maior que em maio", disse Dafna Kanny do Centro Nacional para a Prevenção e o Controle de Ferimentos do CDC.

Cerca de 85 por cento das 27.600 lesões relacionadas ao patinete envolveram crianças com menos de 15 anos, sendo que 23 por cento tinham menos de 8 anos. "Dois terços das lesões ocorreram com crianças do sexo masculino", disse Kanny.

As lesões mais comuns foram fraturas ou deslocamentos, lacerações, contusões e distensões ou entorses, disseram os pesquisadores. Cerca de 42 por cento das lesões ocorreram nos braços ou mãos, 27 por cento na cabeça ou rosto e 24 por cento nas pernas ou pés.

Os mortos foram um adulto que caiu e bateu a cabeça enquanto mostrava à filha como andar de patinete e uma criança de 6 anos de idade que andava no meio da rua e foi atropelada por um carro, informou o CDC.

A Comissão de Segurança de Produto para Consumidor (CPSC) acredita que 5 milhões de patinetes tenham sido vendidos este ano.

O CDC e a CPSC recomendam que qualquer pessoa que ande de patinete use capacete de proteção, joelheira e cotoveleira e ande apenas durante o dia em superfícies pavimentadas, lisas e sem trânsito. Os adultos deveriam acompanhar de perto as crianças nos patinetes.

Baseada em estudos sobre uso de bicicletas e patins, a CPSC informou que os capacetes podem evitar 85 por cento das lesões na cabeça e as joelheiras e cotoveleiras podem impedir 82 por cento das lesões no cotovelo e 32 por cento dos ferimentos no joelho.

Na semana passada, a Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos informou que 90 mil patinetes foram recolhidos pela Kent International Inc., de Parsippany (New Jersey), porque a barra de direção pode se soltar inesperadamente se a braçadeira que a prende à base afrouxar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários