Notícias de saúde

Certos genes estão ligados à puberdade precoce em meninas

03 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Mais de 1.000 variantes genéticas estão ligadas à idade da primeira menstruação de uma menina, descobriram pesquisadores Universidade de Cambridge, na Inglaterra, ao analisar os genes de cerca de 800.000 mulheres. Cerca de 600 dessas variantes foram observadas pela primeira vez neste estudo.

As meninas geralmente entram na puberdade entre 10 e 15 anos de idade, mas isso tem acontecido cada vez mais cedo nas últimas décadas. A puberdade precoce está associada ao aumento do risco de muitas doenças mais tarde na vida, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer, disseram os investigadores em notas. Por outro lado, a puberdade tardia tem sido associada a uma melhor saúde adulta e a uma maior expectativa de vida.

No estudo, os pesquisadores descobriram que 45% das variantes genéticas que afetam a puberdade o fazem indiretamente, aumentando o ganho de peso nos jovens. A equipe também analisou variantes genéticas raras que podem ter um grande efeito na puberdade. Por exemplo, uma variante no gene ZNF483 pode fazer com que as mulheres cheguem à puberdade em média 1,3 anos depois. Cerca de 1 em cada 3.800 mulheres é portadora desta variante, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores também criaram uma pontuação genética que poderia prever se uma menina teria probabilidade de atingir a puberdade muito cedo ou muito tarde. As meninas com 1% mais alto desse escore genético tinham 11 vezes mais probabilidade de atingir a puberdade após os 15 anos, o que os pesquisadores descreveram como extremamente atrasado. Da mesma forma, as meninas com o escore genético mais baixo de 1% tinham 14 vezes mais probabilidade de ter puberdade extremamente precoce antes dos 10 anos.

Fonte: Nature Genetics. DOI: 10.1038/s41588-024-01798-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários