Notícias de saúde

Crescimento rápido pode levar à puberdade precoce

18 de março de 2022 (Bibliomed). A puberdade precoce pode estar associada a um risco aumentado de doenças crônicas. No entanto, a extensão em que o crescimento nos primeiros 5 anos de vida – um importante estágio de desenvolvimento da vida que estabelece as bases para resultados de saúde posteriores – está associado ao início da puberdade permanece pouco estudado.

Estudo teve como objetivo avaliar se alterações de peso, comprimento ou altura e índice de massa corporal (IMC, calculado como peso em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado) durante os primeiros 5 anos de vida estão associados ao início puberal precoce.

Neste estudo de coorte de 7.495 crianças, ganhos mais rápidos de peso, comprimento ou altura, ou índice de massa corporal no início da vida em meninos foram associados com início puberal precoce (idade mais jovem no pico da velocidade de crescimento). Nas meninas, ganhos mais rápidos de peso e índice de massa corporal foram associados com início puberal precoce (idade mais jovem na velocidade de pico de altura e tempo mais cedo para menarca e estágio de pelos pubianos de Tanner maior que 1).

Os resultados deste estudo sugerem que crianças com crescimento mais rápido no início da vida podem precisar ser monitoradas de perto para o início mais precoce da puberdade.

Fonte: JAMA Network Open. 2022;5(2):e2146873.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários