Notícias de saúde

Exposição aumentada à luz de celulares poderia alterar a época da puberdade

27 de dezembro de 2022 (Bibliomed). O uso crescente de dispositivos emissores de luz azul, como tablets e smartphones, já foi implicado na redução da qualidade do sono em crianças e adultos. Acredita-se que isso ocorra devido à interrupção do relógio biológico, pois a luz azul inibe o aumento noturno dos níveis do hormônio melatonina, que prepara nosso corpo para descansar e dormir. Os níveis de melatonina são geralmente mais altos durante a pré-puberdade do que na puberdade, o que, acredita-se, desempenhe um papel no atraso do início da puberdade.

Nos últimos anos, vários estudos relataram aumentos no início da puberdade precoce para meninas, principalmente durante a pandemia de Covid-19. A ligação entre a exposição à luz azul e níveis reduzidos de melatonina sugere que o aumento do tempo de tela, como durante as restrições da pandemia, pode estar desempenhando um papel nesse aumento relatado. No entanto, é muito difícil avaliar isso em crianças.

De acordo com dados de um estudo apresentado na 60ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, a exposição à luz azul pode alterar os níveis hormonais e aumentar o risco de puberdade precoce, em um estudo em modelo animal.

Neste estudo, pesquisadores de Ancara, Turquia, usaram um modelo animal (camundongos) para investigar os efeitos da exposição à luz azul nos níveis de hormônios reprodutivos e no momento do início da puberdade. Camundongos fêmeas foram divididas em três grupos de seis e expostos a um ciclo de luz normal, 6 horas ou 12 horas de luz azul. Os primeiros sinais de puberdade ocorreram significativamente mais cedo em ambos os grupos expostos à luz azul, e quanto maior a duração da exposição, mais cedo o início da puberdade. Camundongos fêmeas expostas à luz azul também apresentaram níveis reduzidos de melatonina e níveis elevados de hormônios reprodutivos específicos (estradiol e hormônio luteinizante), bem como alterações físicas em seu tecido ovariano, todas consistentes com o início da puberdade. Na exposição de 12 horas, elas também mostraram alguns sinais de dano celular e inflamação em seus ovários.

Assim, a maior duração da exposição à luz azul foi associada ao início precoce da puberdade nas ratas, que também apresentaram níveis reduzidos de melatonina, níveis aumentados de alguns hormônios reprodutivos e alterações físicas em seus ovários. O uso de dispositivos móveis emissores de luz azul já foi associado a padrões de sono interrompidos em crianças, mas essas descobertas sugerem que pode haver riscos adicionais para o desenvolvimento infantil e a fertilidade futura.

As alterações hormonais e de ovulação que ocorrem durante a pré-puberdade e puberdade em camundongos fêmeas também são comparáveis ??às dos humanos. Portanto, apesar das limitações do estudo, esses achados apoiam uma investigação mais aprofundada dos potenciais impactos à saúde da exposição à luz azul nos níveis hormonais e no início da puberdade em crianças.

Fonte: 60ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica. Abstract P1-361: Blue Light Exposure and Exposure Duration Effects on Rats' Puberty Process.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários