Notícias de saúde

Puberdade precoce em meninas pode levar a distúrbios mentais

15 de janeiro de 2018 (Bibliomed). Meninas que têm puberdade precoce, menstruando antes dos dez anos, têm maior risco de desenvolver depressão e comportamentos antissociais que duram pelo menos até os 20 anos, sugere um novo estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.  A causa da puberdade precoce geralmente não é conhecida. Também não há uma maneira comprovada de preveni-la.

As meninas que passaram pela puberdade antes de seus pares tendem a ser psicologicamente mais vulneráveis ​​durante a adolescência. Não havia sido claro, no entanto, se essa vulnerabilidade se estende além da adolescência. Os pesquisadores seguiram um grupo de quase 8 mil jovens da puberdade até quando completaram 30 anos.

Quase 7% das voluntárias avaliadas tiveram seu primeiro período menstrual aos dez anos e 19% aos 11 anos, de acordo com o estudo. Verificou-se que as meninas que passaram pela puberdade mais precocemente apresentam taxas mais elevadas de sintomas depressivos e comportamento antissocial do que os seus pares cuja puberdade iniciou-se depois dos dez anos, mesmo em uma década após a adolescência.

Fonte: Pediatrics, Dec. 26, 2017

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários