Notícias de saúde

Mudanças climáticas aumentam o risco de contaminação alimentar

27 de novembro de 2024 (Bibliomed). As mudanças climáticas estão aumentando o risco de doenças alimentares causadas pela Salmonella enterica, especialmente em produtos frescos, segundo um novo estudo publicado na revista Applied and Environmental Microbiology. A pesquisa revela que a Salmonella, responsável por causar doenças em 1,2 milhão de pessoas nos Estados Unidos todos os anos, pode sobreviver por longos períodos no solo e em diversas culturas agrícolas.

O estudo destaca que a Salmonella se beneficia de alterações no ambiente das plantas provocadas por outros organismos, como fitopatógenos bacterianos, que causam doenças nas plantas. Essas condições não apenas aumentam a persistência da Salmonella, mas também sua capacidade de se instalar no interior das folhas, onde está protegida contra raios UV solares e tratamentos de sanitização pós-colheita.

A pesquisa, conduzida com alfaces infectadas pela bactéria Xanthomonas hortorum pv. Vitians, responsável pela mancha bacteriana, mostrou que a Salmonella pode se estabelecer melhor quando exposta a altos níveis de umidade. Este é um cenário cada vez mais comum com o aumento da umidade devido às mudanças climáticas.

As infecções por mancha bacteriana criam um ambiente que favorece a sobrevivência e proliferação da Salmonella. No entanto, o momento em que a Salmonella chega às folhas é crucial. Se a chegada ocorrer muito cedo, as defesas da planta podem limitar seu crescimento. Se for tarde demais, o ambiente já danificado também pode limitar o crescimento da bactéria.

Portanto, essas descobertas sugerem que, com o aumento da umidade causado pelas mudanças climáticas, o risco de contaminação por Salmonella em alimentos frescos, como alface, pode aumentar, destacando a importância do controle de doenças nas plantas para a segurança alimentar.

Fonte: Applied and Environmental Microbiology. DOI: 10.1128/aem.01311-24.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários