Notícias de saúde

Estudo identifica rede cerebral ligada à gagueira

05 de novembro de 2024 (Bibliomed). A gagueira é uma condição neurológica, não psicológica, e os cientistas da University of Turku, na Finlândia acreditam agora ter encontrado a rede perturbada no cérebro que pode causar isso. Segundo os pesquisadores, entre 5% e 10% das crianças desenvolverão gagueira, e 1% dos adultos também lutam contra a gagueira.

No estudo, o grupo concentrou-se primeiro em 20 adultos (com idades entre 45 e 87 anos) que desenvolveram gagueira após sofrerem um derrame. Embora a localização no cérebro onde o acidente vascular cerebral ocorreu variasse entre os pacientes, todos os acidentes vasculares cerebrais pareciam afetar uma rede cerebral específica – ao contrário dos acidentes vasculares cerebrais que não causaram gagueira. Essas redes se conectavam em pontos específicos de “nós” no cérebro.

Em seguida, usaram exames de ressonância magnética para observar o cérebro de 20 pessoas com gagueira de desenvolvimento, sem acidente vascular cerebral. Eles descobriram que esta forma de gagueira também estava ligada aos mesmos nós da rede cerebral que estavam implicados na gagueira desencadeada por derrames. Houve também um efeito “dose-resposta” observado: quanto maiores as mudanças estruturais nos nódulos, maior a gravidade da gagueira.

Tudo isto aponta para que a gagueira – seja qual for o seu gatilho – é causada por alterações numa rede cerebral específica. Os nós cruciais nesta rede são estruturas cerebrais como o putâmen, a amígdala e o claustro, todos localizados nas profundezas do cérebro, e as conexões entre eles. Espera-se que tudo isto possa levar a uma melhor compreensão das causas profundas da gagueira e a métodos novos e melhorados de tratá-la.

Fonte: Brain. DOI: 10.1093/brain/awae059.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários