Notícias de saúde

Aleitamento materno durante internação pode reduzir risco de asma em bebês

16 de outubro de 2024 (Bibliomed). Embora períodos mais longos de amamentação exclusiva sejam conhecidos por reduzir o risco de asma, os benefícios da amamentação logo após o nascimento e antes que a mãe e o bebê deixem o hospital são menos compreendidos. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo cujos resultados foram apresentados no American Academy of Pediatrics Annual Meeting 2024, que ocorreu entre os dias 27 de setembro de 1º de outubro em Orlando, Estados Unidos.

Os resultados mostraram que bebês que foram alimentados exclusivamente com leite materno durante a hospitalização logo após o nascimento tiveram 22% menos probabilidade de desenvolver asma na primeira infância.

O estudo envolveu 9.649 recém-nascidos, dos quais 81% receberam um pouco de leite materno enquanto ainda estavam no hospital, enquanto 31% receberam exclusivamente leite materno. No total, 5% foram diagnosticados com asma mais tarde.

Bebês que receberam apenas leite materno tiveram uma taxa menor de diagnóstico de asma em comparação com aqueles que não receberam leite materno ou que não receberam leite materno exclusivamente naqueles primeiros dias. Além disso, bebês cuja primeira alimentação foi leite materno também tiveram uma taxa menor de asma em comparação com aqueles cuja primeira alimentação não foi leite materno.

De acordo com os pesquisadores, essa descoberta destaca a necessidade de maior ênfase no apoio e promoção da amamentação exclusiva durante os primeiros dias de vida. Segundo eles, focando nesses primeiros dias cruciais, é possível impactar a saúde das crianças e potencialmente reduzir o risco de condições crônicas como a asma.

Fonte: 2024 American Academy of Pediatrics Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários