Notícias de saúde
19 de setembro de 2024 (Bibliomed). Um tratamento com luz infravermelha pode ajudar na recuperação de pacientes com concussão grave, mostra estudo realizado no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos. Os pacientes que usaram um capacete que emite luz infravermelha apresentaram uma maior mudança na conectividade entre sete pares diferentes de regiões cerebrais.
Para o estudo, os pesquisadores testaram a terapia de luz infravermelha próxima em 17 pacientes que sofreram uma lesão na cabeça grave o suficiente para afetar seu pensamento ou ser visível em uma tomografia cerebral.
Os pacientes colocaram o capacete de fototerapia 72 horas após receberem uma lesão cerebral traumática, e os pesquisadores usaram exames cerebrais para avaliar os efeitos do tratamento. Outros 21 pacientes colocaram o capacete, mas não receberam fototerapia.
Os pesquisadores se concentraram na conectividade da função cerebral no estado de repouso, ou na comunicação que ocorre entre as regiões do cérebro quando uma pessoa está em repouso e não envolvida em uma tarefa específica. Eles fizeram exames cerebrais uma semana após a lesão, duas a três semanas após a lesão e três meses após a lesão.
Os resultados mostraram que houve uma maior conectividade naqueles que receberam tratamento com luz, principalmente nas primeiras duas semanas. Segundo os autores, não foram detectadas diferenças na conectividade entre os dois grupos de tratamento a longo prazo, portanto, embora o tratamento pareça inicialmente aumentar a conectividade cerebral, os seus efeitos a longo prazo ainda não foram determinados.
Fonte; Radiology. DOI: 10.1148/radiol.230999.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também