Notícias de saúde

Pancadas na cabeça e depressão têm muito em comum

21 de julho de 2025 (Bibliomed). A depressão pode dificultar a recuperação de atletas após uma concussão, e vice-versa, indica do estudo realizado na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Estudantes atletas que sofreram de concussão e depressão apresentaram sintomas significativamente piores para ambas as condições. Além disso, os pesquisadores observaram que os sinais elétricos no cérebro são mais interrompidos entre pessoas com concussão e depressão do que entre aquelas com apenas uma dessas condições.

Para o estudo, pesquisadores acompanharam 10 atletas universitários do sexo masculino e 25 do sexo feminino. Todos passaram por eletroencefalogramas (EEG) e exames para detectar sintomas de concussão e depressão. Os resultados mostraram que aqueles que tinham depressão e concussão relataram quase o dobro de sintomas de depressão do que aqueles que tinham apenas uma das condições. Da mesma forma, aqueles com depressão e concussão relataram sintomas pós-concussão significativamente piores e mais prolongados do que aqueles que sofreram uma concussão, mas não tiveram depressão.

Os exames cerebrais de EEG mostraram que as pessoas tinham padrões de ondas cerebrais menos coerentes se sofressem concussão e depressão. Essas medições de EEG mostram que a conectividade funcional entre áreas do cérebro é significativamente prejudicada em pessoas com concussão relacionada a esportes e histórico de depressão, em comparação àquelas com uma ou nenhuma das condições. Pessoas com depressão ou concussão apresentaram alguma perturbação na conectividade neural, mas nada comparado àquelas com ambas as condições.

Médicos esportivos e treinadores esportivos podem precisar ajustar seu tratamento de atletas com concussão e depressão, disseram os pesquisadores. Por exemplo, se alguém com depressão sofre uma concussão, seu prazo para retornar aos jogos pode precisar ser maior.

Fonte: Brain Research. DOI: 10.1016/j.brainres.2024.149200.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários