Notícias de saúde

Nova descoberta abre caminho para combater doenças crônicas do fígado

19 de agosto de 2024 (Bibliomed). Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica QIMR Berghofer fizeram uma descoberta significativa no combate às doenças crônicas do fígado. Publicado na revista Science Signaling, o estudo revela como a ferritina elevada, uma proteína que normalmente armazena ferro dentro das células, causa inflamação que pode levar a disfunção hepática, incluindo cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática.

A ferritina não atua apenas como um marcador passivo de inflamação, mas também estimula uma cascata de eventos em nível celular que acelera a inflamação do fígado. Essa inflamação é crucial no desenvolvimento inicial de cicatrizes no fígado, a fibrose hepática.

A pesquisa mostrou que a ferritina se liga a receptores em um tipo específico de fibroblasto hepático, chamado células estreladas hepáticas, desencadeando a liberação de citocinas potentes e específicas que contribuem para a fibrose e a perda progressiva da função hepática.

Com o entendimento desses mecanismos, os pesquisadores agora buscam interromper essa interação entre a ferritina e seu receptor para mitigar a inflamação hepática. Este avanço representa um passo inicial crucial na busca por alvos terapêuticos potenciais que poderiam aliviar a inflamação e transformar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo que sofrem de doença hepática.

O objetivo futuro é desenvolver novos terapêuticos anti-inflamatórios para tratar a inflamação e a fibrose e prevenir a progressão das doenças hepáticas crônicas.

Fonte: Science Signaling. DOI: 10.1126/scisignal.ade4335.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários