Notícias de saúde

Exame de sangue pode detectar de câncer colorretal

16 de julho de 2024 (Bibliomed). Um exame de sangue para rastrear câncer colorretal em indivíduos de risco médio sem sintomas detectou com precisão a malignidade em 83% das pessoas com confirmação da doença, mostrou um estudo realizado no Fred. Hutchinson Cancer Center, nos Estados Unidos.

O estudo ECLIPSE envolveu quase 8.000 pessoas com idades entre 45 e 84 anos, e validou o desempenho do que é chamado o teste Shield usando colonoscopia – o padrão ouro de triagem – para confirmar os resultados.

O teste detecta sinais de câncer colorretal no sangue a partir do DNA que os tumores eliminam. Isso é chamado de DNA tumoral circulante e está sendo usado em testes de “biópsia líquida” para monitorar a recorrência em pessoas tratadas de câncer.

Das 7.861 pessoas incluídas no relatório, 83,1% daquelas com câncer colorretal confirmado por colonoscopia tiveram um exame de sangue positivo para DNA umoral circulante. Enquanto isso, 16,9% tiveram um teste negativo – no qual a colonoscopia indicou câncer colorretal, mas o teste de ctDNA não.

O teste foi mais sensível para câncer colorretal, incluindo malignidades em estágio inicial. Foi menos sensível para lesões pré-cancerosas avançadas, que podem progredir para câncer ao longo do tempo.

A sensibilidade do exame de sangue para o câncer colorretal é semelhante aos exames de fezes e inferior à da colonoscopia, que é considerado o exame de rastreamento mais preciso para o câncer colorretal. Ele destina-se a indivíduos de risco médio, sem histórico familiar de câncer colorretal e sem histórico pessoal de câncer colorretal ou pólipos avançados ou pólipos grandes.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2314390.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários