Notícias de saúde

Novo teste de sangue para câncer colorretal pode ser aprovado nos EUA

18 de junho de 2024 (Bibliomed).Um painel de conselheiros da U.S. Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, recomendou a aprovação de um novo exame de sangue para detecção de câncer de cólon e reto.

Desenvolvido pela empresa de biotecnologia Guardant Health, sediada na Califórnia, o exame é usado para rastrear sinais precoces de câncer colorretal. Apesar de ter aprovado a recomendação do exame, os especialistas levantaram a preocupação de que o teste não seja tão preciso quanto o rastreio por colonoscopia.

Num estudo com quase 8.000 pacientes, a Shield detectou 83% dos casos de câncer colorretal. O teste detectou 88% dos casos de câncer colorretal em estágio I, II ou III e cerca de 13% dos tumores pré-cancerosos chamados adenomas. Comparativamente, um teste chamado Cologuard, que é baseado em fezes, teve uma taxa de sensibilidade de 92,3%.

Os especialistas acreditam que o teste deverá ser usado para indivíduos assintomáticos para a detecção de câncer de cólon, e em casos positivos, daí o paciente deve ser encaminhado para a colonoscopia, que é considerada a forma mais precisa de testar o câncer colorretal, pois pode detectar lesões ou pólipos no cólon ou reto, enquanto um exame de sangue não. Muitas pessoas, entretanto, pulam a triagem porque o processo é invasivo.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration. Press-release.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários