Notícias de saúde

Falta de sono adequado pode aumentar o risco de diabetes

12 de julho de 2024 (Bibliomed). Pessoas que dormem pouco podem ter probabilidade 16% maior de desenvolver diabetes tipo 2 quando comparadas com pessoas que dormiam as sete/oito horas recomendadas por noite. Aqueles que dormiram apenas três a quatro horas enfrentaram um risco 41% maior.

O estudo, realizado na Universidade de Uppsala, na Suécia, baseou-se em dados de saúde e estilo de vida recolhidos de quase 248 mil britânicos como parte da base de dados UK Biobank.

Acompanhando os participantes durante mais de uma década, os pesquisadores encontraram pouca diferença no risco de diabetes para pessoas que dormiam seis horas por noite, quando comparadas com aquelas que dormiram sete ou oito horas. Contudo, vulnerabilidades começaram a aparecer para pessoas que dormiam menos de seis horas.

Os pesquisadores destacam que o desenvolvimento do diabetes envolve uma série de fatores, incluindo predisposição genética, alimentação e estilo de vida. Além disso, eles ressaltam que a necessidade de sono é individual, variando amplamente de uma pessoa para outra.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.1147.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários