Notícias de saúde

Sorrir, mesmo que por um instante, torna pessoas mais propensas à sensação de felicidade

02 de julho de 2024 (Bibliomed). O papel do feedback facial no reconhecimento de emoções faciais permanece controverso, em parte devido às limitações dos métodos existentes para manipular a ativação dos músculos faciais, como a pose voluntária de expressões faciais ou segurar uma caneta na boca. Para superar essas limitações e investigar de forma mais controlada se o reconhecimento da emoção facial é modulado pela atividade muscular facial, pesquisadores utilizaram a estimulação elétrica neuromuscular facial controlada por computador.

O experimento pioneiro utilizou estimulação elétrica para provocar sorrisos e foi inspirado por fotografias famosas de Charles Darwin. Esta é a primeira vez que a estimulação elétrica facial foi mostrada como afetando a percepção emocional. Uma corrente indolor manipulava os músculos momentaneamente, criando um sorriso curto e incontrolável. O estudo mostra que até mesmo um breve sorriso fraco faz os rostos parecerem mais alegres.

Darwin publicou desenhos do trabalho de Duchenne em "A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais" - sua terceira grande obra sobre evolução.

No total, 47 pessoas participaram do estudo da Essex, que foi publicado na Social Cognitive and Affective Neuroscience. Elas viram avatares digitais e foram perguntadas se pareciam felizes ou tristes. Em metade dos testes, os músculos do sorriso foram ativados no início do rosto. Descobriu-se que produzir um sorriso fraco por 500 milissegundos foi suficiente para induzir a percepção de felicidade.

Os pesquisadores dizem que os resultados nos ajudam a entender o feedback facial, e ele espera expandir o estudo. No futuro espera-se aplicar essa técnica para explorar o reconhecimento facial de emoções em pessoas com condições como Parkinson, que são conhecidas por ter redução na imitação facial espontânea e reconhecimento facial de emoções prejudicado.

Fonte: Social Cognitive and Affective Neuroscience. DOI: 10.1093/scan/nsae013.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários