Notícias de saúde
01 de julho de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente revelou que disfunções sexuais são bastante comuns entre mulheres de meia idade, especialmente durante a menopausa. Vários fatores são considerados influenciadores nesse cenário, incluindo o envelhecimento reprodutivo, mudanças fisiológicas associadas e estresses da vida cotidiana, saúde mental e influências socioeconômicas.
O estudo, realizado com mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas entre 40 e 65 anos em busca de tratamento em uma clínica especializada, teve como objetivo avaliar o impacto dos sintomas atuais de depressão na função sexual durante a menopausa, além de analisar se o status socioeconômico, idade e uso de antidepressivos influenciam essa associação.
Dos 269 participantes, 61,3% preenchiam os critérios para um episódio depressivo maior e 67,0% apresentavam baixa função sexual. Como previsto, mulheres que atualmente experimentam sintomas depressivos têm maior risco de baixa função sexual durante a perimenopausa e pós-menopausa. O uso de antidepressivos, baixa renda familiar, estar na pós-menopausa e idade também foram preditores de baixa função sexual.
Os resultados destacam a importância de uma abordagem biopsicossocial ao explorar estratégias de tratamento eficazes para preocupações sexuais entre mulheres de meia-idade. Isso sugere a necessidade de considerar não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e sociais ao lidar com questões sexuais durante a menopausa.
Fonte: Menopause. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)02801-5.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também