Notícias de saúde
14 de junho de 2024 (Bibliomed). Novas variantes do SARS-CoV-2 estão sendo encontradas nos Estados Unidos. De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, as variantes estão aparecendo em amostras de água residuais e o monitoramento de casos sugere que, entre 14 e 27 de abril, uma variante do FLiRT chamada KP.2 representou cerca de um quarto dos novos casos de Covid-19 no país. Isso coloca KP.2 à frente da cepa dominante anterior, a variante JN.1, que agora representa cerca de 22% dos casos.
Segundo os pesquisadores, variantes do FLiRT apresentam algumas mudanças preocupantes, uma delas sendo as alterações na proteína desencadeante do vírus, utilizada para invadir o corpo e desencadear doenças. Essa mutação se torna ainda mais preocupante ao analisar dados que apontam que, desde setembro de 2023, apenas 22,6% dos americanos receberam uma vacina Covid 2023-2024 atualizada. Um estudo realizado na Universidade de Harvard sugeriu uma diminuição da eficácia da vacina contra essas cepas.
Quanto aos sintomas, as pessoas infectadas com a variante FLiRT apresentam praticamente os mesmos sintomas observados com JN.1: febre ou calafrios, tosse, dor de garganta, congestão ou coriza, dor de cabeça, dores musculares, dificuldade ao respirar, fadiga, perda de paladar ou olfato, baixa consciência e sintomas gastrointestinais (dor de estômago, diarreia leve, vômitos). O CDC salienta que nem todas as pessoas terão algum ou todos os sintomas, uma vez que o Covid-19 varia em gravidade e sintomas de pessoa para pessoa.
Fonte: CDC bioRxiv. DOI: 10.1101/2024.04.19.590276.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também