Notícias de saúde

Pesquisadores encontram microplástico em placenta

06 de junho de 2024 (Bibliomed). Pedaços microscópicos de plástico foram encontrados alojados em tecidos de grande parte do corpo humano, e novas pesquisas mostram que eles também estão se infiltrando na placenta. Um estudo realizado pela Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, encontrou microplásticos nas placentas de todas as mulheres que participaram do estudo.

As concentrações variaram amplamente – entre 6,5 e 790 microgramas por grama de tecido. Segundo os pesquisadores, estas quantidades ainda são muito pequenas – um micrograma equivale a um milionésimo de grama – e os efeitos na saúde da placenta permanecem desconhecidos. Ainda assim, as descobertas são motivo de preocupação.

Dividindo as descobertas por tipo de plástico encontrado, o polietileno – presente em garrafas e sacolas plásticas – apareceu no topo, compreendendo cerca de 54% das amostras encontradas no tecido placentário. Já o polivinil (mais conhecido como PVC) representou cerca de 10% das amostras.

Os pesquisadores enfatizam que os efeitos dos microplásticos na saúde do corpo humano ainda não são claros. Segundo eles, a razão pela qual aparecem nos tecidos placentários é intrigante, uma vez que seria de esperar microplásticos noutros tecidos corporais, uma vez que as partículas se acumulam a longo prazo. No entanto, as placentas crescem ao longo de apenas oito meses.

Fonte: Toxicological Sciences. DOI: 10.1093/toxsci/kfae021.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários