Notícias de saúde

Microplásticos são encontrados em pênis humanos

01 de novembro de 2024 (Bibliomed). Sete tipos diferentes de microplásticos foram descobertos pela primeira vez em pênis humanos. Os pequenos fragmentos, formados quando produtos plásticos se decompõem no meio ambiente, foram encontrados em quatro das cinco amostras de tecido peniano, relataram pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Essas partículas minúsculas podem infiltrar células e tecidos nos principais órgãos. Recentemente, pesquisadores relataram que níveis surpreendentes de microplásticos foram detectados em testículos humanos.

As amostras de pênis foram coletadas de cinco pacientes que foram diagnosticados com disfunção erétil (DE) e estavam no hospital da Universidade de Miami para fazer uma cirurgia de implante peniano entre agosto e setembro de 2023. As amostras foram analisadas por meio de imagens químicas, que revelaram a presença de microplásticos em quatro dos homens. Foram detectados sete tipos diferentes de microplásticos, sendo o tereftalato de polietileno (PET) e o polipropileno (PP) os mais prevalentes.

Esse estudo testou 23 testículos preservados de cadáveres de homens com idades entre 16 e 88 anos no momento da morte e depois comparou os níveis de 12 tipos diferentes de plásticos com os encontrados em 47 testículos de cães, e descobriu que os testículos humanos contêm níveis de microplásticos três vezes maiores do que os encontrados em animais e placentas humanas.

De acordo com os autores, a ideia é identificar se os microplásticos estão ligados à disfunção erétil e se há um nível além do qual ele causa patologia e quais tipos de microplásticos são patológicos.

Fonte: IJIR: Your Sexual Medicine Journal. DOI: 10.1038/s41443-024-00930-6.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários