Notícias de saúde

Preocupações financeiras podem levar a atrasos no diagnóstico de câncer

22 de maio de 2024 (Bibliomed). Pessoas com dificuldades financeiras podem ficar excluídas dos cuidados médicos, levando a atrasos no diagnóstico de câncer, indica um relatório liderado pela American Cancer Society e pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Segundo o relatório, um terço dos pacientes com câncer sofreu algum tipo de dificuldade financeira recente – falência, penhor ou despejo – antes do diagnóstico. Esses pacientes tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com câncer em estágios mais avançados, quando os tumores são mais difíceis de tratar.

Os pesquisadores analisaram o histórico de quase 102 mil pacientes com câncer nos EUA, com idades entre 21 e 69 anos. Todos foram diagnosticados entre 2014 e 2015. Os registros judiciais foram acessados para documentar e identificar pacientes com o que os pesquisadores chamaram de “eventos financeiros adversos”.

Mais de um terço (36%) dos pacientes sofreram tal golpe nas suas finanças antes do diagnóstico de câncer, concluiu o estudo. Problemas financeiros eram mais comuns entre pessoas solteiras do que entre casados, entre negros americanos do que entre brancos e entre pessoas de baixa renda. No entanto, mesmo entre as pessoas com rendimentos mais elevados, 27% sofreram algum tipo de acontecimento financeiro adverso antes do diagnóstico.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem apontar para soluções que poderiam ajudar as pessoas a obterem diagnósticos mais precoces de câncer, independentemente da sua situação financeira, pois compreender a vulnerabilidade financeira dos pacientes nos ambientes de saúde pode informar os esforços para melhorar o acesso equitativo aos cuidados oncológicos.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI: 10.1200/JCO.23.01067.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários