Notícias de saúde

Fechar a tampa do vaso sanitário impede a propagação de germes?

03 de maio de 2024 (Bibliomed). Você com certeza já ouviu que deve tampar o vaso sanitário quando for dar descarga, porque assim estaria impedindo a propagação de germes. Contudo, um estudo realizado na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que a limpeza do ambiente é mais eficaz do que abaixar a tampa para dar descarga.

Os pesquisadores analisaram a propagação de partículas virais induzidas pela descarga com tampa de vaso sanitário aberta ou fechada. Para isso, eles semearam vasos sanitários com doses variadas de um vírus que não é prejudicial aos humanos e, em seguida, coletaram amostras da água do vaso sanitário e de várias superfícies do banheiro.

Os resultados mostraram que deixar a tampa aberta ou abaixada não fez diferença na quantidade de vírus coletado nas superfícies do banheiro, sendo o assento do vaso sanitário foi a superfície mais contaminada.

Os pesquisadores também analisaram os efeitos da limpeza do vaso sanitário, com e sem desinfetante. A limpeza com apenas uma escova de vaso sanitário deixou uma contaminação viral substancial, mas a limpeza com um desinfetante e uma escova reduziu significativamente a quantidade de vírus encontrada no vaso sanitário.

A combinação desinfetante/escova reduziu a contaminação viral no vaso sanitário em quase 100% e na escova em cerca de 98%. Adicionar desinfetante à bacia antes da descarga ou usar dispensadores de desinfetante no tanque do vaso sanitário provou ser eficaz na redução da contaminação da descarga.

No entanto, fechar a tampa do vaso sanitário alterou a direção da nuvem de aerossol. O piso em frente e à esquerda do vaso sanitário ficou mais contaminado após a descarga com a tampa fechada do que com a tampa aberta.

A partir desses resultados, os pesquisadores concluíram que a desinfecção regular do banheiro pode ajudar a reduzir a propagação de uma infecção para outras pessoas em uma casa onde alguém esteja lutando contra uma infecção viral.

Fonte: American Journal of Infection Control. DOI: 10.1016/j.ajic.2023.11.020.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários