Notícias de saúde

Microbioma no sêmen pode ter papel na fertilidade

26 de abril de 2024 (Bibliomed). Microbiomas: você provavelmente já ouviu falar dessas comunidades de bactérias amplamente úteis que colonizam o intestino ou a pele. Mas o sêmen de um homem tem um microbioma próprio, e novas pesquisas sugerem que ele poderia desempenhar um papel na fertilidade.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, examinaram os microbiomas e a saúde do esperma de 73 homens adultos. Alguns tinham problemas de fertilidade, enquanto outros não tinham problemas de fertilidade e já eram pais.

O estudo revelou uma espécie de bactéria que vive no sêmen, Lactobacillus iner, que poderia desempenhar um papel na fertilidade. Os pesquisadores explicam que esta bactéria produz ácido L-láctico, que por sua vez pode desencadear inflamação no sémen e potencialmente prejudicar o movimento dos espermatozoides.

Pesquisas anteriores já implicaram o Lactobacillus iner em problemas de fertilidade entre as mulheres, porque também é encontrado no microbioma vaginal. Três micróbios da classe de bactérias Pseudomonas também foram encontrados no sêmen e podem desempenhar um papel nas concentrações de espermatozoides.

Entre os homens com concentrações anormais de espermatozoides, Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas stutzeri pareciam ser mais comuns, enquanto Pseudomonas putida era menos comum.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-51686-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários