Notícias de saúde
07 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo conduzido na Inglaterra e Irlanda do Norte revelou a eficácia de um tratamento de saúde mental integrado para crianças e jovens com epilepsia, uma condição crônica com alta incidência de dificuldades mentais coexistentes.
O estudo randomizado controlado avaliou a Intervenção de Saúde Mental para Crianças com Epilepsia (MICE), comparando-a ao cuidado usual potencializado pela avaliação. MICE, uma intervenção psicológica modular, utiliza terapias baseadas em evidências, como a terapia cognitivo-comportamental, focada em tratar transtornos mentais comuns em jovens.
Com 334 participantes de 3 a 18 anos, o grupo MICE demonstrou melhoria significativa nos sintomas emocionais e comportamentais em comparação ao grupo controle após 6 meses.
O estudo mostra que comorbidades de saúde mental em jovens com epilepsia podem ser tratadas eficaz e seguramente por uma variedade de clínicos, sugerindo que tal modelo seja plenamente incorporado nos serviços de epilepsia e sirva como modelo para outras condições crônicas em jovens.
Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)02791-5.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também