Notícias de saúde

Vacinas para COVID-19 não afetam fertilidade masculina

21 de junho de 2021 (Bibliomed). Alguns homens têm evitado a vacina contra COVID-19 por medo de que essa afete sua fertilidade. Contudo, novo estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, mostrou que as vacinas Pfizer e Moderna COVID-19 não representam nenhuma ameaça à fertilidade masculina.

O estudo incluiu 45 homens saudáveis ??com idades entre 18 e 35 anos, que não tinham problemas de fertilidade. Eles forneceram uma amostra de sêmen antes de receber a primeira dose da vacina Pfizer ou Moderna e outra amostra cerca de 70 dias após a segunda dose.

Os pesquisadores explicam que este é o ciclo de vida completo do esperma e 70 dias é tempo suficiente para ver se a vacina afeta os parâmetros do sêmen. De acordo com os resultados, as medições do volume do sêmen, concentração de esperma e espermatozoides em movimento não encontraram declínios em relação aos níveis iniciais.

Os autores esperam que essa descoberta diminua o receio de homens em relação à vacina e que provoque um aumento de vacinas na população masculina.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2021.9976.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários