Notícias de saúde

Exercícios de impacto podem fortalecer os ossos

15 de abril de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que pessoas sedentárias, com idades entre 70 e 85 anos, mantiveram ou ganharam força óssea no colo do fêmur após um programa de exercícios de um ano.

A chave foi a intensidade e o “impacto” da atividade física. Por exemplo, as pessoas que praticaram corrida ou caminhada rápida beneficiaram muito mais do que aquelas que caminharam num ritmo normal. Mesmo na faixa dos 70 e 80 anos, adicionar esse tipo de atividade à sua rotina diária é fácil.

Para o estudo, os pesquisadores fizeram com que 299 homens e mulheres, em grande parte sedentários, com 70 anos ou mais, participassem num programa de um ano centrado no treino de força muscular, resistência, equilíbrio e flexibilidade.

O programa começou fácil e progrediu para atividades mais extenuantes, e a quantidade e intensidade da atividade física foram monitoradas antes e depois de seis meses de treinamento.

Os pesquisadores também utilizaram raios X de alta tecnologia para rastrear a densidade óssea e as propriedades estruturais do colo femoral da articulação do quadril.

Os resultados mostraram que mais atividade física diária de intensidade moderada e alta foi relacionada a um menor declínio na densidade mineral óssea no colo do fêmur.

Fonte: Bone. DOI: 10.1016/j.bone.2023.116951.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários