Notícias de saúde

Novo medicamento diminui as complicações ósseas em pacientes com câncer

01 de Setembro de 2003 (Bibliomed). Muitos tipos diferentes de câncer podem se espalhar (ou metastatizar) para os ossos. Quando isto ocorre, o osso se torna mais fraco e tem mais probabilidade de se quebrar.

Um grupo de medicamentos capaz de fortalecer os ossos, chamados bisfosfonatos, pode prevenir fraturas e outros problemas do esqueleto em pacientes de câncer. Isto é o que revelam os resultados de uma nova pesquisa publicada neste último fim de semana na revista British Medical Journal. Os novos achados se baseiam em uma revisão de 30 estudos que avaliaram o tratamento com bisfosfonato em pacientes com câncer que tinha se espalhado até os ossos.

Segundo o estudo, do Royal Marsden Hospital de Londres, o tratamento com um bisfosfonato por pelo menos 6 meses reduziu o risco de fraturas em 35 por cento. Nenhum benefício foi observado quando este medicamento foi usado menos de 6 meses. O tratamento com este medicamento também reduziu a necessidade de realização de radioterapia e a necessidade de submeter os pacientes à cirurgias ortopédicas.

Apesar destes achados encorajadores, a terapia com o bisfosfonato não aumentou a expectativa de vida dos pacientes com câncer e nem preveniu a compressão da medula espinhal, uma lesão neural potencialmente danosa que pode causar enfraquecimento nos braços ou pernas.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários