Notícias de saúde

Vacina Contra Câncer do Pâncreas é Promissora

09 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma vacina experimental pode ser segura e eficaz para conter o crescimento de tumores pancreáticos, um dos tipos de câncer mais mortais e de difícil tratamento.

Quase 29 mil pessoas morrem de câncer pancreático todos os anos nos Estados Unidos, segundo a American Cancer Society. Atualmente, os pacientes têm poucas opções de tratamento além da remoção do órgão, responsável pelo fornecimento de insulina ao organismo.

"É uma doença que não tem uma boa terapia atualmente", disse a chefe do estudo sobre a vacina, Elizabeth M. Jaffee, das Johns Hopkins Medical Institutions, em Baltimore (Maryland).

A equipe testou uma vacina contendo células pancreáticas humanas, cultivadas em laboratório e alteradas geneticamente para incluir o gene GM-CSF, que estimula o sistema imunológico. A ativação do gene ajuda o sistema de defesa a identificar e destruir células cancerosas espalhadas por todo o corpo.

No total, 14 pacientes submetidos à cirurgia para remover o pâncreas e parte do intestino delgado receberam a vacina.

Em 12 dos 14 pacientes, a vacinação foi seguida por seis meses de quimio e radioterapia. A vacina foi repetida mensalmente em seis pacientes que conseguiram permanecer em remissão por pelo menos seis meses.

O sistema imunológico de três pacientes pareceu reagir com uma resposta de combate às células do tumor, típica de uma reação ao GM-CSF, informaram os autores na edição de janeiro do Journal of Clinical Oncology.

"Estes três pacientes também pareceram ter um aumento na sobrevida sem a doença", avaliaram os autores. "Os três pacientes que tiveram uma resposta imunológica não apresentaram a doença passados mais de três anos após o diagnóstico", disse Jaffee à Reuters Health.

Não houve efeito colateral tóxico associado à terapia, informaram os pesquisadores.

Quanto aos pacientes que não reagiram à vacina, a especialista acredita que "a vacina não contivesse as proteínas certas para que aqueles pacientes ativassem seu sistema de defesa". Conforme Jaffee, a idade dos pacientes não foi um fator significativo.

Mais estudos estão planejados, incluindo um que envolverá pacientes ainda não submetidos à remoção cirúrgica do pâncreas. Pesquisas com ratos também indicam que a vacina, combinada ao taxil, um anticancerígeno, pode reduzir a progressão do tumor.

"Um estudo com 60 pacientes, semelhante ao atual, será iniciado nos próximos dois ou três meses. Ao mesmo tempo, uma pesquisa combinando a vacina à quimioterapia para estágios mais avançados de câncer também será realizada", disse Jaffee.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários