Notícias de saúde

Hospitalizações podem acelerar declínio cognitivo em idosos

15 de janeiro de 2020 (Bibliomed). Um recente estudo buscou testar a hipótese de que a doença de Alzheimer e neuropatologias relacionadas contribuem para a associação entre hospitalização e declínio cognitivo na velhice.

Pesquisadores do Rush University Medical Center, em Chicago, e colegas estudaram 526 idosos sem demência na linha de base que completaram o teste cognitivo anual e foram autopsiados após sua morte (idade média na morte, 90,9 anos) para examinar se a doença de Alzheimer e neuropatologias relacionadas contribuem para a associação entre hospitalização e declínio cognitivo.

Os pesquisadores descobriram que houve 1.383 hospitalizações durante uma média de 5,1 anos, com uma taxa anual média de hospitalização de 0,5. Não houve relação direta entre maior taxa de hospitalização e maior carga de marcadores neuropatológicos. Um declínio cognitivo mais rápido foi observado em associação com uma maior taxa de hospitalização; a associação persistiu após o controle de todos os sete marcadores neuropatológicos.

O estudo concluiu que, para adultos mais velhos, uma maior ocorrência de hospitalizações está associada a um declínio cognitivo mais rápido. O estudo foi publicado na revista Annals of Neurology.

Fonte: Ann Neurol. DOI: 10.1002/ana.25621.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários