Notícias de saúde

Pré-diabetes poderia estar relacionado a uma pior saúde cerebral

18 de março de 2021 (Bibliomed). É necessária uma melhor compreensão da relação entre a hemoglobina glicada (HbA1c) e a saúde do cérebro, em todo o espectro glicêmico. Pesquisadores levantaram a hipótese de que os indivíduos com HbA1c cada vez mais elevada teriam maior probabilidade de ter resultados piores de saúde cerebral em comparação com indivíduos normoglicêmicos.

Para o estudo, aceito para publicação na revista Diabetes, Obesity and Metabolism, os pesquisadores analisaram dados do UK Biobank de 500.000 pessoas com idade média de 58 anos. A amostra analítica máxima teve 449.973 indivíduos com dados completos. Os resultados incluíram: demência de todas as causas incidentes, demência vascular, demência de Alzheimer, volume do hipocampo, volume de hiperintensidade da substância branca, função cognitiva e declínio. O grupo de referência foram os indivíduos com glicemia normal.

Observou-se que pessoas com níveis de glicemia acima do normal tinham 42% mais probabilidade de apresentar declínio cognitivo durante uma média de quatro anos e 54% mais probabilidade de desenvolver demência vascular ao longo de uma média de oito anos (embora as taxas absolutas de declínio cognitivo e demência fossem baixas).

As associações permaneceram verdadeiras depois que outros fatores influentes foram levados em consideração - incluindo idade, privação, tabagismo, IMC e se os participantes tinham ou não doenças cardiovasculares.

Portanto, o estudo concluiu que tanto o pré-diabetes quanto o diabetes conhecido são prejudiciais em termos de demência vascular, declínio cognitivo e riscos de DA, bem como diminuir o volume do hipocampo. As associações pareciam ser motivadas de alguma forma por medicamentos anti-hipertensivos, o que implica que certos medicamentos cardiovasculares podem melhorar parte do risco excessivo. Níveis baixos de HbA1c normais, no entanto, estão associados a resultados de saúde cerebral mais favoráveis e justificam uma investigação mais aprofundada.

Fonte: Diabetes, Obesity and Metabolism. DOI: 10.1111/dom.14321.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários