Notícias de saúde

Sono de alta qualidade aumenta a resistência contra a depressão e ansiedade

08 de setembro de 2023 (Bibliomed). O estresse crônico é um importante fator de risco para vários distúrbios de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade patológica.

Pesquisas lideradas por pesquisadores da Universidade de York mostraram que um sono de qualidade pode ajudar a aumentar a resiliência à depressão e à ansiedade. O estudo, publicado na revista Cortex, destaca que o estresse crônico é um importante fator de risco para vários distúrbios de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade patológica, mas o sono de alta qualidade e as estratégias de enfrentamento – como a capacidade de reformular uma situação para ver o lado positivo - pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental quando confrontados com experiências negativas ou estressantes.

Os pesquisadores estudaram dados de mais de 600 participantes durante a pandemia de Covid-19 em 2020 – um período prolongado de estresse. Eles pretendiam testar a teoria de que as estratégias de enfrentamento sustentavam resultados positivos de saúde mental, que poderiam ser fortalecidos por um sono de alta qualidade.

A equipe de investigadores analisou dados da Pesquisa Diária de Sono e Bem-Estar do Boston College, onde os participantes autorrelataram regularmente sua qualidade de sono e bem-estar mental durante a pandemia.

Eles também completaram uma pesquisa demográfica inicial para obter informações como idade, sexo e etnia. Além de coletar informações sobre o sono e o bem-estar mental dos participantes, as pesquisas também coletaram diversas informações adicionais, como o consumo de álcool dos participantes, seu status de quarentena e níveis de atividade física.

Segundo os resultados da pesquisa, verificou-se que o sono desempenha um papel extremamente importante na gestão do estresse crônico, e pode manter o bem-estar por um longo período de tempo, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.

Fonte: Cortex (2023). DOI: 10.1016/j.cortex.2023.06.001.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários