Notícias de saúde

Conviver com animais de estimação reduz risco de alergias alimentares em crianças

27 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pesquisas já mostraram que conviver com animais de estimação pode diminuir o risco de alergias respiratórias em crianças. Agora, um novo estudo da Fukushima Medical University, no Japão, indica que esse fator de proteção pode ser estendido para as alergias alimentares.

O estudo analisou dados médicos e autorrelatados de mais de 66.000 bebês no Japão e descobriu que aqueles expostos a cães ou gatos dentro de casa durante a gravidez ou no início da infância tinham menos alergias alimentares, pelo menos até os 3 anos de idade. Cerca de 22% dessas crianças foram expostas a esses animais domésticos. Não houve diferença significativa para crianças expostas a cães ao ar livre.

Os resultados mostraram que crianças pequenas expostas a cães em casa eram menos propensas a ter alergia a ovo, leite e nozes, enquanto aquelas expostas a gatos eram menos propensas a serem diagnosticadas com alergia a ovo, trigo e soja.
As alergias alimentares podem reduzir a qualidade de vida das crianças e suas famílias, podem criar custos médicos significativos e acarretar o risco de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave e pode ser fatal.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0282725.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários