Notícias de saúde

Covid-19 pode aumentar o risco de desenvolver fibrilação atrial

21 de março de 2024 (Bibliomed). Adicione outro perigo pós-Covid à lista: pesquisas sugerem que ter a doença pode aumentar o risco de batimentos cardíacos irregulares perigosos.

De acordo com estudo realizado Universidade de Umeå, na Suécia, as probabilidades de uma pessoa desenvolver fibrilhação auricular – uma arritmia comum associada ao acidente vascular cerebral – aumentaram 12 vezes no mês seguinte à infecção por Covid-19, em comparação com pessoas sem a doença. O risco permaneceu elevado durante pelo menos dois meses.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 1 milhão de suecos que foram infectados com Covid-19 até maio de 2021. Eles compararam os dados de saúde desses indivíduos com os de 4 milhões de suecos que não foram infectados pela Covid-19.

Além do risco acentuadamente aumentado de fibrilação auricular, a equipa também descobriu que ter tido um surto de Covid-19 aumentou as probabilidades de outra arritmia perigosa, a taquicardia supraventricular paroxística, durante seis meses.

Houve também um risco cinco vezes maior de desenvolver este batimento cardíaco irregular dentro de um mês após a infecção pelo vírus Covid-19. Os riscos para outra classe de batimentos cardíacos irregulares, chamados bradiarritmias, triplicaram no mês seguinte ao Covid-19.

Segundo os pesquisadores, todas estas descobertas sublinham a importância de ambos serem vacinados contra a Covid-19 e de que o sistema de saúde identifique as pessoas com risco aumentado deste tipo de complicações, para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento adequado seja iniciado a tempo.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/ehjopen/oead120.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários