Notícias de saúde

Uso de maconha está associado a resultados prejudiciais na gravidez

19 de março de 2024 (Bibliomed). O uso de maconha por gestantes está associado a resultados prejudiciais na gravidez, especialmente bebês com baixo peso ao nascer, descobriu um novo estudo realizado na University of Utah Health, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde de mais de 9.000 mulheres em oito centros médicos nos Estados Unidos. Cerca de 610 tinham níveis detectáveis de exposição à cannabis, com base em amostras de urina que forneceram uma medição mais precisa da quantidade de erva que cada mulher usava.

Isso permitiu aos pesquisadores separar estatisticamente os efeitos do uso de ervas daninhas de outros fatores, como condições de saúde, fumo de produtos de tabaco, transtornos de humor e status socioeconômico.

Os pesquisadores analisaram uma medida agregada de resultados ruins da gravidez, que incluía baixo peso ao nascer, hipertensão arterial relacionada à gravidez, natimorto e parto prematuro.

A exposição a cannabis foi associada a um aumento de 1,5 vezes no risco. Cerca de 26% das grávidas usuárias de maconha tiveram um resultado prejudicial na gravidez, em comparação com 17% daquelas que não usaram maconha.

A associação entre o uso de cannabis e o baixo peso ao nascer foi a mais forte. Além disso, níveis mais elevados de exposição à cannabis durante a gravidez foram associados a riscos mais elevados, disseram os investigadores.

O maior risco observado em níveis mais elevados é preocupante, dada a elevada quantidade de THC – a substância química intoxicante da erva – encontrada em produtos de canabis mais recentes, disse Silver. Esses produtos mal começavam a ficar disponíveis entre 2010 e 2014, quando os dados do estudo foram coletados.

Os investigadores especulam que a exposição prolongada à cannabis pode interferir com o fornecimento de sangue à placenta, com base em estudos com primatas não humanos. Todos os riscos de gravidez monitorados neste estudo também foram associados à redução da função da placenta, que fornece oxigênio e nutrientes ao feto em crescimento.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2023.21146.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários