Notícias de saúde

Estigma prejudica as pessoas com doença de Parkinson

29 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Os pacientes com doença de Parkinson já enfrentam problemas de saúde física e mental, mas agora um novo estudo mostra que eles também sofrem com níveis reduzidos de esperança e autoestima devido ao estigma associado à sua doença.

O estudo descobriu que quando a maioria das pessoas pensam no Parkinson, elas imaginam homens brancos mais velhos babando, tremendo e curvados. Esta imagem singular pode ser prejudicial para pessoas com Parkinson que diferem em raça, sexo ou idade, e pode levar a diagnósticos errados ou a atrasos no diagnóstico. Além disso, aqueles que apresentam vários sintomas físicos visíveis da doença podem enfrentar maior estigma e até discriminação.

Esses medos são ilustrados na investigação, que descobriu que mais de metade das pessoas com Parkinson escondem o seu diagnóstico por medo do estigma. Ter sintomas da doença pode levar à ansiedade decorrente de ser identificado como uma pessoa com deficiência, de ser isolado e de ter um caráter diminuído por outros.

Lidar com as percepções da sociedade sobre o Parkinson também pode levar ao autoestigma, disse o relatório, que definiu como uma atitude negativa decorrente da internalização de estereótipos limitantes sobre as pessoas com a doença. Tomar consciência da incapacidade de realizar tarefas motoras simples também pode prejudicar a autoestima das pessoas com Parkinson, observou o estudo. O autoestigma pode levar à depressão, ansiedade e negligência na procura de cuidados de saúde.

Segundo os pesquisadores, faltam campanhas de conscientização da mídia e do público para diminuir o estigma em relação à doença. Eles ressaltam que mesmo com o diagnóstico de Parkinson, a pessoa pode viver muitos anos bem, e é importante que ela continue a aproveitar a vida ao máximo, seguindo o tratamento correte. Apesar de incurável, a doença tem tratamento que pode ajudar a aliviar os sintomas de forma significativa.

Fonte: Parkinsonism and Related Disorders. DOI: 10.1016/j.parkreldis.2023.105838.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários