Notícias de saúde

Como abordar o estigma do peso entre as crianças?

06 de abril de 2022 (Bibliomed). O sobrepeso e a obesidade afetam mais de 17% das crianças em todo o mundo. Na região europeia, 1 em cada 3 crianças entre 6 e 9 anos tem sobrepeso ou obesidade, enquanto nos EUA, as taxas de obesidade infantil triplicaram nas três ultimas décadas e atualmente cerca de 1 em cada 3 crianças tem sobrepeso ou obesidade. A prevalência de obesidade na população de 2 a 19 anos residente nos EUA durante 2017-2020 foi de 19,7%, afetando cerca de 14,7 milhões de crianças e adolescentes.

Crianças e adolescentes que vivem com sobrepeso e obesidade muitas vezes são estigmatizados pelos pares e vistos de forma negativa por causa de sua característica distintiva, que é considerada por muitos uma desvantagem social. O estigma do peso tem importantes implicações sociais e pode dificultar o sucesso dos tratamentos antiobesidade. Crianças e adolescentes são particularmente vulneráveis ??às consequências negativas do estigma do peso em suas famílias e comunidades. A discriminação contra crianças com base no peso é igual à de outros tipos de estigma, incluindo o baseado em raça, religião ou deficiência física.

O estigma define uma atitude negativa ou discriminação contra indivíduos com base em uma característica distintiva de vários tipos, incluindo sexualidade, raça, religião, cultura e condição de saúde. estigma, como no caso da obesidade. Especificamente, o estigma do peso refere-se a ações discriminatórias direcionadas a indivíduos por causa de seu peso, tamanho e aparência. Os preconceitos que geram o estigma do peso são frequentemente apoiados por ideologias negativas associadas à obesidade, que podem incluir preguiça, falta de força de vontade, falta de caráter moral, falta de higiene, baixa inteligência e falta de atratividade.

Um recente artigo publicado no Journal of Pediatrics aborda o estigma da obesidade nas crianças, do ponto de vista de sua prevalência entre os jovens, na mídia, nas escolas, nos locais de trabalho e até mesmo entre as as famílias e nas unidades de saúde. Vitimização, zombaria e bullying caracterizam a prática do estigma do peso por jovens.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.04.012.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários