Notícias de saúde

Dispositivo implantável no cérebro ajuda a emagrecer

27 de outubro de 2022 (Bibliomed). Um dispositivo implantado profundamente no cérebro interrompeu os desejos de comida e levou a muito menos episódios de compulsão alimentar em dois pacientes envolvidos em um pequeno estudo piloto sobre sua segurança. Os resultados da pesquisa acompanharam duas pacientes adultas com transtorno de compulsão alimentar por perda de controle ao longo de seis meses.

Ambas as mulheres eram severamente obesas e, com o dispositivo implantado, ambas perderam peso sem auxílio de cirurgia bariátrica. Uma melhorou tanto que não preenchia mais os critérios para transtorno de compulsão alimentar periódica. Além disso, não foram registrados efeitos colaterais adversos significativos.

Ao longo do acompanhamento, o dispositivo implantado - semelhante a um normalmente usado para tratar a epilepsia resistente a medicamentos - monitorou a atividade em uma região do cérebro chamada núcleo accumbens. Os pesquisadores disseram que essa parte do cérebro processa prazer e recompensa e tem sido implicada no vício. Sempre que o dispositivo detectava sinais que previam os desejos de comida em estudos anteriores, ele estimulava automaticamente essa região do cérebro, interrompendo os sinais relacionados ao desejo.

Segundo os pesquisadores, o transtorno da compulsão alimentar periódica é considerado o transtorno alimentar mais comum nos Estados Unidos, afetando pelo menos alguns milhões de pessoas. Pessoas compulsivas têm a sensação de perder o controle sobre sua alimentação e episódios frequentes de continuar a comer além do ponto habitual de se sentirem saciados. O transtorno está tipicamente associado ao excesso de peso ou obesidade, porque, ao contrário da anorexia ou bulimia, as pessoas com a doença não vomitam a comida, não se exercitam muito ou passam fome.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-022-01941-w.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários