Notícias de saúde

Atividades físicas matinal e vespertina estão associadas a redução do risco de diabetes tipo 2

09 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Novas pesquisas da Universidade de Harvard publicadas na revista Diabetologia mostram que a atividade física realizada pela manhã e à tarde está associada a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 em todos os níveis populacionais de educação e renda. No entanto, não foi encontrada uma associação estatisticamente significativa entre a atividade física noturna e o risco de diabetes tipo 2.

Embora já se saiba que a atividade física é um fator preventivo para o diabetes tipo 2, sua relação com o horário e a consistência (em contraste com a soma total de atividade física) tem sido pouco explorada. Este estudo usou dispositivos baseados em acelerômetro para medir objetivamente o comportamento físico ao longo do dia e da semana.

Os pesquisadores analisaram dados de 93.095 participantes do Biobanco do Reino Unido, com idade média de 62 anos e sem histórico de diabetes tipo 2. Os participantes usaram um acelerômetro de pulso por uma semana, que mediu diversas atividades físicas, incluindo tarefas domésticas, caminhadas e atividades vigorosas, durante três intervalos de tempo: manhã, tarde e noite.

Os resultados indicaram que a atividade física realizada pela manhã e à tarde estava associada a uma redução de 10% e 9%, respectivamente, no risco de desenvolver diabetes tipo 2 para cada aumento de 1 unidade na medida de equivalente metabólico de tarefa (MET). No entanto, não houve associação estatisticamente significativa entre a atividade física noturna e o risco de diabetes tipo 2.

Os pesquisadores também investigaram a consistência da atividade física e descobriram que, ao contrário da quantidade total de atividade física, a consistência não estava fortemente associada ao risco de diabetes tipo 2. Em outras palavras, a frequência da atividade física não foi um fator determinante no risco de diabetes.

Os pesquisadores concluíram que a quantidade total de atividade física, mais do que sua consistência ao longo da semana, pode ser um fator importante na redução do risco de diabetes tipo 2. Além disso, o momento da atividade física também pode desempenhar um papel significativo na mitigação do risco de diabetes. Portanto, incentivar a prática de exercícios matinais e vespertinos pode ser benéfico para a saúde geral e a prevenção de doenças.

Fonte: Diabetologia. DOI: 10.1007/s00125-023-06001-7.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários