Notícias de saúde

Exercício à tarde é melhor para pacientes com diabetes tipo 2

12 de dezembro de 2023 (Bibliomed). O exercício da tarde é melhor do que o exercício da manhã quando se trata de controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com um novo estudo do Brigham and Women's Hospital e Joslin Diabetes Center, nos Estados Unidos. Gerenciar os níveis de glicose no sangue é vital para aqueles com diabetes tipo 2 que enfrentam um risco aumentado de doenças cardíacas, renais e problemas de visão.

Os pesquisadores usaram dados de atividade física do estudo Look AHEAD, Action for Health in Diabetes, que acompanhou o estilo de vida de mais de 2.400 pacientes com diabetes tipo 2 e, em alguns casos, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ao longo do tempo. Foram selecionados dados primeiro e quarto anos para analisar a hora do dia em que os pacientes, que usavam dispositivos de registro de acelerômetro na cintura, se exercitavam.

A revisão dos dados mostrou que aqueles que praticavam atividades físicas moderadas a vigorosas à tarde tiveram a maior redução nos níveis de glicose no sangue em comparação com aqueles que se exercitaram em outras horas do dia.

Os dados do quarto ano mostraram que o grupo da tarde manteve seus níveis reduzidos de glicose no sangue e, em alguns casos, conseguiu parar de tomar seus medicamentos para baixar a glicose ou diabetes.

Embora o estudo tenha se concentrado no horário do exercício, ele não considerou outros fatores de açúcar no sangue, como sono e dieta. Por isso, os autores esperam realizar mais estudos que forneçam mais dados e evidências que permitam que os pacientes tenham recomendações mais personalizadas.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc22-2413.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários