Notícias de saúde

Uma noite de privação total do sono mostrou ter efeito antidepressivo em algumas pessoas

26 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Um estudo conduzido pela Perelman School of Medicine, University of Pennsylvania, Filadélfia, investigou um fenômeno aparentemente contraditório de privação do sono levando à melhora do humor em pacientes com transtornos depressivos. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Em um novo artigo, a equipe de pesquisa mapeou a atividade da região cerebral por meio de ressonância magnética funcional em estado de repouso para ver por que algumas pessoas receber um impulso saudável à partir de uma ocorrência de saúde pública negativa. O estudo descobriu que uma noite de privação total do sono melhorou a conectividade da amígdala com o córtex cingulado anterior, o que se correlacionou com um melhor humor em alguns indivíduos saudáveis e deprimidos.

Em experimentos de privação de sono conduzidos em indivíduos saudáveis (n=38) e pacientes com transtorno depressivo maior (n=30), juntamente com 16 controles aos quais foi permitido dormir ininterruptamente, os pesquisadores exploraram os efeitos da privação total de sono (PTS) no humor e redes de conectividade funcional.

Os experimentos foram realizados por cinco dias consecutivos. Todos os participantes foram submetidos a três sessões de varredura rs-fMRI. Um total de 210 imagens fMRI foram adquiridas por participante.

Os participantes foram submetidos a três sessões de ressonância fMRI em estado de repouso durante os cinco dias. A primeira varredura ocorreu após uma noite normal de sono na manhã do segundo dia como linha de base. Nos grupos PTS, os participantes tiveram sua segunda sessão de escaneamento na manhã do terceiro dia sem dormir.

Em seguida, os participantes tiveram duas noites de sono reparador e tiveram sua última sessão de escaneamento na manhã do quinto dia. Todos os participantes completaram uma versão abreviada de 37 itens do Perfil dos Estados de Humor a cada duas horas durante os dias dois a cinco.

Como esperado, a maioria dos participantes apresentou piora do humor imediatamente após perder uma noite de sono. Treze dos 30 (43%) participantes deprimidos experimentaram melhora do humor, e os 17 participantes restantes experimentaram piora do humor ou nenhuma mudança após uma noite de TSD.

Após uma noite de sono reparador, 20 participantes com transtorno depressivo maior experimentaram melhora do humor, e os participantes restantes apresentaram piora ou nenhuma mudança no humor.

A conectividade da amígdala ao córtex cingulado anterior aumentou significativamente em pacientes com humor melhorado, mas menos naqueles com humor não melhorado. A amígdala é o núcleo da resposta de luta ou fuga, processando estímulos de medo ou ameaça e sinalizando outras partes do cérebro para uma ação de resposta.

A região cerebral do córtex cingulado anterior (CCA) está envolvida tanto com o sistema límbico "emocional" quanto com o córtex pré-frontal "cognitivo". Entre outras coisas, desempenha um papel significativo na capacidade de controlar e gerenciar estados emocionais ou afetar a regulação.

Os resultados sugerem que a conectividade da rede amígdala-CCA pode refletir a resiliência neural à interrupção do humor após a perda do sono e, portanto, pode ser um alvo potencial para intervenções antidepressivas.

De acordo com os pesquisadores, uma possível explicação para as diferenças individuais na influência do PTS pode residir na duração do sono do movimento rápido dos olhos (REM).

A depressão maior já foi associada a anormalidades no sono REM. O excesso de sono REM diminuiria a noradrenalina, resultando em diminuição da ligação ao receptor ?-2 nos lobos frontais mediais compostos pelo CCA e pelo córtex pré-frontal medial. A ausência de sono REM com a privação total de sono pode dar a alguns participantes uma pausa para melhorar o controle de cima para baixo da amígdala, resultando em um efeito antidepressivo.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2214505120.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários