Notícias de saúde

Dormir pouco pode engordar

07 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Mais um motivo fundamental para ter uma boa noite de sono: pesquisas mostram que as pessoas que dormem menos horas podem acabar comendo mais.

Estudos demonstraram que a privação total do sono pode desencadear um sistema de recompensa no cérebro em resposta a estímulos alimentares. Mas até recentemente os pesquisadores não sabiam se havia uma relação semelhante entre a perda diária de sono e a reação do cérebro à comida.

Em um estudo publicado na revista Sleep, pesquisadores analisaram voluntários que entraram em um período de estudo de nove dias com uma “dívida” acumulada de sono. Sob condições ideais de sono, os cientistas foram capazes de mostrar duas coisas: que mesmo pequenas quantidades de perda de sono podem colocar o cérebro em risco de hiperativação de gatilhos alimentares na vida cotidiana, o que poderia ser um fator de risco para obesidade e doenças do estilo de vida. Estes incluem distúrbios metabólicos, o primeiro passo em direção à diabetes. No entanto, por outro lado, obter a quantidade certa de sono parece reduzir essa hipersensibilidade aos estímulos alimentares.

Dormir entre 7 e 8 horas de sono por noite, em média, parece ser o ideal. Mas deve-se lembrar que alguns indivíduos podem necessitar de menos horas para obter um descanso completo, e isso sem deflagrar maiores estímulos à alimentação.

Fonte: Sleep 40(10). DOI: 10.1093/sleep/zsx137.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários