Notícias de saúde

Uso simultâneo de anticoncepcionais hormonais e anti-inflamatórios aumenta risco de tromboses

17 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo realizado na Dinamarca examinou o impacto do uso simultâneo de anticoncepcionais hormonais e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) no risco de tromboembolismo venoso (TEV), uma condição que inclui trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

O estudo de coorte, que abrangeu todas as mulheres dinamarquesas de 15 a 49 anos entre 1996 e 2017, não incluiu aquelas com histórico médico de eventos trombóticos venosos ou arteriais, câncer, trombofilia, histerectomia, ooforectomia bilateral, esterilização ou tratamento de infertilidade. No total, foram analisadas informações de 2.029.065 mulheres.

Os resultados do estudo revelaram que o uso de AINEs estava associado a um risco aumentado de TEV em mulheres em idade reprodutiva. Comparado com a não utilização de AINEs, o uso desses medicamentos estava associado a uma taxa de incidência ajustada de TEV de 7,2 vezes maior em mulheres que não usavam anticoncepcionais hormonais. Esse risco foi ainda maior em mulheres que utilizavam anticoncepcionais hormonais considerados de alto risco, com uma taxa de incidência 11 vezes maior.

O estudo também destacou que o aumento no risco de TEV com o uso de AINEs era significativamente maior em mulheres que utilizavam anticoncepcionais hormonais de alto ou médio risco, em comparação com aquelas que usavam anticoncepcionais de baixo ou nenhum risco.

Em termos de números absolutos, o estudo estimou que, durante a primeira semana de tratamento com AINEs, haveria quatro casos adicionais de TEV por 100.000 mulheres que não usavam anticoncepcionais hormonais, mas esse número aumentava para 23 casos adicionais por 100.000 mulheres em uso de anticoncepcionais hormonais de alto risco.

Portanto, o estudo conclui que mulheres que necessitam tanto de anticoncepcionais hormonais quanto de AINEs devem receber orientações apropriadas, considerando o risco aumentado de TEV associado a essa combinação. Isso destaca a importância de discutir cuidadosamente as opções de contracepção e tratamento da dor com profissionais de saúde para tomar decisões informadas sobre o tratamento.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-074450.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários